top of page

Adriano Ribeiro responde 7 perguntas

  • Foto do escritor: Ba
    Ba
  • 30 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Foi através de um blog e indicando bons conteúdos de outras pessoas no seu newsletter que o Adriano Ribeiro começou o projeto Amo Pão Caseiro. Motivado em compartilhar seu processo de aprendizado em fazer pães, de 2015 até hoje muitas coisas rolaram: surgiram cursos (alguns em parceria da maravilhosa Vivi Lavratti), loja virtual, canal de youtube, entre outros.


Adriano Ribeiro

Designer de formação, com anos de atuação na área, hoje se dedica exclusivamente ao Amo Pão Caseiro e mesmo depois do “estouro” do canal na pandemia, continua prezando pela qualidade das receitas, ao invés da quantidade.


Acumulando nesses anos um extenso conteúdo gratuito, Adriano é consistente e excelente no que se propôs a fazer. Com vídeos muito didáticos, suas receitas dão sempre certo — ideais para quem é inexperiente na panificação e tem dificuldades de acertar os pães em casa.


Nas 7 respostas a seguir, é possível conhecer um pouquinho mais sobre ele:



1 | Por que você escolheu trabalhar com comida?


Sempre tive interesse pelos pães, mas nunca tinha colocado a mão na massa. Até que um dia conversando com um amigo comentei sobre isso, e fui presenteado com um livro sobre pães. Foi um caminho longo até acertar. Como sempre gostei de ensinar, depois de muito estudo, decidi criar um canal de pães.



2 | Tens uma memória gustativa que queiras dividir com a gente?


Na minha família não temos chefs de cozinha ou qualquer outra profissão relacionada, mas sempre gostamos de cozinhar e comer bem. Minha principal memória são as massas frescas que minha avó preparava com molhos que ficavam horas e horas no fogo.



3 | Tens um sonho gastronômico que você ainda não realizou?


Meu sonho gastronômico é experimentar alguns pães típicos em seus países de origem como Itália, Colômbia e Alemanha.



4 | Qual seu prato preferido hoje?


Não é exatamente um prato, mas um bom pão rústico de fermentação natural.



5 | Por que você acha que estudar e conversar sobre comida é importante?


Comida é cultura, sempre temos algo a mais para aprender e explorar.



6 | Sugere uma referência para assistir, ouvir ou ler sobre comida, por favor.


Comprei recentemente um livro muito interessante: Sal, Gordura, Ácido e Calor. Explica a culinária de uma maneira muito simples, divertida e didática. Indico também a série Cooked da Netflix. A mensagem de Pollan é simples: chamar as pessoas à consciência sobre o que comem. Para ouvir, indico o podcast The Sourdough, que entrevista padeiros, autores e outras pessoas ligadas à panificação.



7 | Para encerrar, como você se apresentaria para quem não te conhece?


Sou um designer que se apaixonou pela panificação artesanal.


Perfil do Amo pão caseiro: @amopaocaseiro

Comentários


sobrecomida.png

Oi, eu sou a Bá por trás do sobrecomida_lab e sonho um espaço de trocas e conexões, onde comida é meio e/ou mensagem. Um laboratório de ideias que não tem endereço (ainda?), mas tem sotaque.

Receba um aviso quando tiver um novo post:

deu certo!

© 2022 | textos e imagens de autoria do sobrecomida_lab, exceto citações e imagens devidamente creditadas.

bottom of page